sexta-feira, 6 de maio de 2011

Carros Rebaixados



PRECAUÇÕES E CUIDADOS

As técnicas de "esquentar os elos" e "comprimir as molas" não são recomendadas segundo muitos profissionais pois o encurtamento com calor ou corte com solda elétrica é extremamente inseguro, pois altera a estrutura molecular do aço e seu tratamento térmico. Esses métodos podem (não é sempre que acontece) causar alguns problemas: Com a mola aquecida a sua estrutura fica prejudicada (a mola destemperada fica mais frágil) e pode acontecer a deformação ou quebra da mesma. Essa deformação ou quebra pode acontecer por um período de tempo muito curto (em torno de 2 meses) ou até menos, tudo depende por onde o carro anda (se a rua possui muitos buracos ou não). Essas e as demais técnicas podem acarretar uma série de problemas: danificar os amortecedores, danificar os batentes e até mesmo desalinhar o veículo, causando dificuldades para frenagem e dirigibilidade (principalmente em curvas e viradas bruscas). Andar com um carro rebaixado atualmente está muito difícil pois as ruas são completamente esburacadas. Ande sempre prestando muita atenção pois o menor dos buracos pode virar uma cratera para carros rebaixados. Porque todo o peso do carro é posto sobre apenas uma roda comprometendo toda a suspensão, além de desalinhar todo o carro fazendo até com que o painel no carro comece a se soltar. Se você estiver correndo e avistar um buraco e não conseguir parar a tempo, nunca freie sobre a mesma pois isto poderá piorar ainda mais a situação. Numa situação destas procure freiar antes do obstáculo e acelerar quando for passar sobre o mesmo isto o ajudará a preservar a seguraça e o carro. Lembre-se andar com um carro rebaixado é um exercício de atenção e paciência.

SUSPENSÃO DE FEIXE DE MOLAS (PICK UP)

Uma das opções para quem tem pick up's é o retrabalho nos feixes (tratamento térmico das lâminas). Quanto menor for a flexibilidade do conjunto, mais brusca serão as reações às imperfeições do piso, por consequência maior o risco de quebra. Os feixes de mola tem dureza variável de acordo com a têmpera empregada, o número de lâminas e o tipo de trabalho para qual foi projetado. Uma maneira bastante segura, é a instalação de um "block kit" (importado), que vai alterar o ponto de apoio dos feixes, reduzindo a altura do baricentro. Exemplificando, se as molas estiverem montadas acima da ponte, sua fixação passará para a parte de baixo, reduzindo a altura e com baixo comprometimento do molejo. Como observação, vale ressaltar que alterar as fixações dos jumelos é um procedimento extremamente arriscado, pois pode gerar a quebra da mola mestra, desgovernando o veículo.

CORTAR OS ELOS DA MOLA

O método é bem simples, tem que fazer a desmontagem da parte da suspensão do veículo para a retirada da mola, depois de desmontada é levada em um equipamento aonde ele comprime um pouco a mola e assim faz à retirada do conjunto do amortecedor, corta-se a mola na parte que fica voltada para baixo é encapada geralmente por uma espécie de "mangueira" para evitar o barulho.

ESQUENTAR OS ELOS

Esse método consiste em aquecer dois ou três elos fazendo-os se juntarem até encostar uns aos outros, depois de encostados eles são soldados para não baterem um ao outro. Essa técnica deixa o carro até que "macio" comparando com o corte das molas. O serviço tem que ser feito por um bom profissional para não comprometer a mola. Esse método pode até ser feito sem a desmontagem do conjunto da suspensão.

COMPRIMIR A MOLA

Tem que se fazer o mesmo processo de desmontagem e retirada da mola, as molas são contraídas com ajuda de uma máquina ou instrumento depois são levadas para um forno aonde elas ficam por algum tempo, depois são retiradas e resfriadas. Assim mantendo a compressão. Essa técnica deixa o carro mais "macio" se comparada com o método de corte das molas. As molas são resfriadas em um banho de oléo retemperando-as.

TRABALHAR O TELESCÓPIO

O telescópio é base de apoio da mola se essa parte for deslocada para baixo não será necessário cortar muitos elos para rebaixar o carro. Esse serviço é feito geralmente em carros que tiram mais de 2 elos. Abaixando o telescópio obtêm-se mais conforto do que apenas cortar os elos da mola.

ALTERAR TODA A SUSPENSÃO

Esta mudança é radical todo conjunto da suspensão é alterado, as molas e os amortecedores são trocados por outros chamados de "esportivos" aonde as molas tem menos espirais e o amortecedor tem um cursor menor. A vantagem é melhor conforto e melhor estabilidade nas curvas deixando o carro mais seguro.

MEXER NA ASTE DO AMORTECEDOR DO CARRO

Neste método o amortecedor original é mantido o que é modificado é a rosca superior de fixação que é aumentada em um torno mecânico que corta a sua aste. Assim o amortecedor sobe, para dentro do carro juntamente com todo o conjunto amortecedor/mola. Esse meio deixa o carro até que confortável comparado com os outro métodos.

SUSPENSÃO "LOWRIDER" (CATRACADA)

Este é um método usado muito pelos americanos. Consiste em reformular toda a suspensão do veículo deixando-a mais reforçada. Então são trocados todos os componentes da suspensão para ser instalado um equipamento que faz com que o proprietário ajuste o veículo de acordo com seu gosto (alto, baixo, etc). Todos estes comandos são feitos através de um "controle" que é instalado no veículo. Este método é mais comum em pick-up's e carros antigos.

Fonte: Turbinados V8

Nenhum comentário:

Postar um comentário