quarta-feira, 4 de maio de 2011

Inspeção veicular aumenta demanda por catalisadores

Criada para melhorar a qualidade do ar em São Paulo, a inspeção veicular obrigatória vem provocando um aumento nas vendas de catalisadores homologados. De acordo com uma pesquisa realizada em oficinas da capital paulista pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, Sindirepa, a revisão do sistema de escapamento, incluindo troca ou colocação de catalisadores, está entre os principais serviços executados em veículos de passeio para pré e pós-inspeção.
A pesquisa também identificou que a ampliação da inspeção ambiental veicular para toda a frota de São Paulo provocou aumento do movimento nas oficinas pesquisadas em até 36% na zona leste, 30% no centro e região sul e 21% na parte oeste da cidade.
Essa maior procura dos motoristas pelas oficinas também vem sendo sentida pela Tuper, que produz os catalisadores de acordo com os padrões de qualidade exigidos pelo Inmetro. Neste ano as vendas da empresa para o mercado de São Paulo foi ampliada em 33 vezes devido à obrigatoriedade da utilização de equipamentos homologados e também pela incorporação de novos modelos no portfólio de catalisadores da empresa.

O catalisador como aliado da saúde

O catalisador é um componente imprescindível na redução de poluentes do automóvel. Um equipamento de qualidade é composto por um núcleo cerâmico, que transforma os gases tóxicos do motor em gases inofensivos através de reações químicas. Metais preciosos, como paládio, platina e ródio, integram esse núcleo que é o coração do catalisador. Peças falsas possuem esponjas de aço, tubos de metal sem nenhuma função e outros elementos no lugar do núcleo cerâmico. “Usar catalisador de verdade, além de reduzir o consumo de combustível e evitar multas, é uma forma inteligente de preservar a sua saúde e a das futuras gerações”, destaca Valmir Linzmeyer da Tuper

Nenhum comentário:

Postar um comentário